• Home
  • /Sem categoria
  • /Judô: Saiba mais sobre o esporte que proporciona benefícios à saúde física e mental
Judô: Saiba mais sobre o esporte que proporciona benefícios à saúde física e mental

Judô: Saiba mais sobre o esporte que proporciona benefícios à saúde física e mental

14804918_977181769077305_1394818319_n (1)

 

Na tradução, Judô significa “caminho suave”. E, na prática, a modalidade integra o desenvolvimento da mente, do espírito e do físico, além de ser uma técnica de defesa pessoal. Apesar de ser considerada uma arte marcial, pessoas de todas as idades, homens e mulheres, podem praticar e aproveitar os benefícios proporcionados pelo esporte.

Para se ter uma ideia da importância do judô, essa luta marcial, que é também um esporte olímpico, foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como a melhor atividade esportiva para formação inicial de crianças e jovens entre quatro e 21 anos.

Rafael Lima professor e participante do projeto coração de atleta dizem “Essa luta foi inspirada em técnicas do Jiu-jitsu. Por ser adequado para qualquer pessoa, considera-se que a modalidade proporciona uma educação física integral.” Ele concorda com o reconhecimento da UNESCO: “A atividade desenvolve a coordenação, melhora a atividade motora, o comportamento, e ensina sobre respeito ao próximo. Além disso, auxilia no condicionamento físico e ajuda na perda de peso”.

O professor também conta que o treino pode ser um momento de descontração e relaxamento. “O judô não é só para quem quer praticar uma atividade física. Claro que há o momento de treino, mas você pode se divertir durante a prática”. Esse momento ajuda a fortalecer relações com outras pessoas e melhorar a saúde mental.

Rafael conta ainda que foi através do esporte que resolveu cuidar da saúde e da alimentação. “Precisava controlar o peso pra bater categoria e isso com certeza mudou totalmente minha saúde. Comecei a me alimentar melhor, pra render mais nos treinos. Com isso resolvi várias deficiências em vitaminas e fiquei mais disposto”.

Aspecto social

Além da contribuição no aspecto individual que a modalidade proporciona, o Judô ajuda milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil, contribuindo para melhorar o aspecto de inclusão social do país através do incentivo ao esporte.

Um exemplo realizado no país é o projeto coração de atleta, que visa valorizar o atleta através de mídia e diversos benefícios.

O programa desenvolvido pela Highlab Nutrition é um dos milhares de projetos espalhados por todo o país. Tenha você também um #coraçãodeatleta.

 

Compre com o cupom do atleta e ganhe um BCAA em Cápsulas grátis !

http://highlabshop.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*